sábado, 22 de janeiro de 2011

Módulo 3 Tecnologia aula 3

Nesta terça feira tivemos cinema. O professor esteve-nos a explicar um pouco mais sobre cinema onde nos falou sobre a composição, prespectiva e os movimentos de camara. Na última parte da aula vimos um  filme sobre a história do cinema, do canal História.

Composição
Definida a dimensão do plano (enquadramento), analisamos a disposição dos elementos dentro do enquadramento, aquilo que está mais próximo ou mais afastado do observador. Geralmente considera-se três níveis de composição de imagem:
- o que está em primeiro plano (o que está mais próximo do observador);
- o que está em segundo plano (aquilo que se encontra por detrás do primeiro plano);
- por último o plano de fundo (geralmente é o cenário).

Perspectiva:
A perspectiva está relacionada com a altura em que se posiciona a câmara em relação ao tema enquadrado.
Perspectiva normal - quando a câmara se situa ao nível do olhar de pé, ou seja o olhar do personagem está ao mesmo nível da câmara, esta perspectiva dá a entender que o personagem pretende comunicar directamente com o espectador.

Perspectiva picado - quando a câmara está numa posição superior àquilo a que se filma, inclinada para baixo, em direcção ao chão, ou seja, tratando-se de um personagem, quando o olhar do personagem está a um nível inferior ao da câmara.

Contra picado - quando a câmara está numa posição inferior àquilo a que se filma, inclinada para cima, em direcção ao céu, ou seja, tratando-se de um personagem, quando o olhar do personagem está a um nível superior ao da câmara.

Movimentos de camara:
Os planos podem ser fixos, quando não existe movimento da câmara ou terem movimento. Quando isso acontece, podemos efectuar panorâmicas, travellings ou zoom.

Fazem-se panorâmicas, sempre que se executam movimentos para a esquerda, direita, para cima ou para baixo, mas com a câmara montada num tripé fixo (a câmara roda sobre um eixo vertical, horizontal ou oblíquo).

Fazem-se
travelligs quando a própria câmara se desloca, seja sobre calhas (charriot, designação de um pequeno carrinho com rodas usado um produções televisivas ou cinematográficas), ou sobre rodas (dolly). (travelling in - aproxima ; travelling out - afasta).
Designa-se
Zoom à ilusão de movimento criado pela utilização da objectiva zoom (possue distância focal variável). Zoom in - aproxima a imagem , ou fecha o enquadramento ; zoom out - afasta a imagem ou abre o enquadramento).

Sem comentários:

Enviar um comentário