sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

MODÚLO 3 TECNOLOGIA - AULA 1

Nesta aula dividimos a turma em dois grupos, dos numeros 1 ao 12 e do 13 ao 26. Os primeiros começavam em fotografia e os segundos em cinema.
Quem ficou em cinema, como eu, tinha que se dividir em três grupos de quatro pessoas.  Depois de estarem os grupos feitos estivemos a testar a funcionalidade dos computadores MAC e a exprimentar algumas das seus programas. De seguida o professor esteve-nos a explicar como funcionava um programa de edição de video e saber as suas funcionalidades básicas. Falou dos termos básicos do cinema e um pouco da sua história.


Termos básicos:
Plano - unidade fundamental da linguagem audiovisual e é uma tomada de vista feita em continuidade, ou seja é o registo daquilo que temos no enquadramento do visor de uma câmara enquanto gravamos. Sempre que fazemos uma nova tomada de vista mudamos de plano.

Cena - conjunto de planos (tomadas de vista) que registam uma acção dentro do mesmo espaço dramático. Geralmente sempre que se muda de lugar, muda-se de cena.

Sequência - conjunto de cenas (acções dramáticas), com continuidade entre si e que concluem uma acção.

Invenção do cinema:
Data oficial -
Criadores - irmãos Lumiére,
Foi no subterrâneo do Grand Café, na avenida dos Capucines, em Paris, realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de dez filmes, com a duração de 40 a 50 segundos cada, pois os rolos de película tinham apenas quinze metros de comprimento.
28 de Dezembro de 1895
Raccord - remonta aos inícios do cinema, define-se como tudo aquilo que assegura continuidade, de plano para plano, dentro de um filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário